segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O que é Economia Computacional? O que ela estuda?


Em uma área recente da pesquisa econômica, como é a Economia Computacional, a definição dos conceitos mais usados é necessária, no sentido de evitar interpretações errôneas e formar consenso sobre a delimitação e o escopo das suas ideias centrais e mais utilizadas.
Portanto, ao se iniciar o estudo dos temas da Economia Computacional, um primeiro passo interessante pode ser pesquisar um bom e atualizado dicionário sobre Economia.
O melhor deles, sem dúvida, é o consagrado "The New Palgrave Dictionary of Economics", em 8 volumes e cuja última edição impressa é a de 2008.
Está aqui a definição de Scott E. Page, no The New Palgrave Dictionary of Economics, sobre o verbete "modelos baseados em agentes" (ou agent-based models).
Já a definição, no mesmo dicionário, do verbete "economia como um sistema complexo", dada por Alan Kirman está aqui.
A definição de "programação dinâmica", formulada por John Rust, está aqui.
Outro verbete útil, é o de "ciência da computação e teoria dos jogos", por Joseph Y. Halpern.
Deixo para o final a definição mais abrangente e importante de todas: o que é economia computacional?
O site da Society for Computational Economics, uma das instituições  mais importantes da área, a conceitua assim (tradução minha):

"A economia computacional explora a interseção entre economia e computação. Estas áreas incluem a modelagem baseada em agentes, a econometria e estatística computacionais, as finanças computacionais, a modelagem computacional de sistemas macroeconômicos dinâmicos, as ferramentas computacionais para projetar mercados automatizados de internet, as ferramentas computacionais especificamente projetadas para a economia computacional e as ferramentas pedagógicas para ensinar economia computacional. Algumas destas áreas são únicas da economia computacional, enquanto outras estendem as áreas tradicionais da Economia para novas áreas por meio das técnicas computacionais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário